quarta-feira, 4 de junho de 2014

A arte do fotógrafo Guy Bourdin

 
Há algum tempo, postamos no nosso instagram (@blogwenotme) um livro de fotografias de Guy Bourdin que a gente super curte. Depois de terminar a leitura, a gente tinha que falar sobre o fotógrafo conhecido como um dos mais influentes do século 20. Seu trabalho tem tanto talento e criatividade que as fotografias continuam sedutoras até hoje:


A mistura de suspense, moda, clima sexy e muitas cores, faz a arte de Guy ser tão importante para a história da fotografia, que influenciou nomes como David Lachapelle, o cineasta David Lynch e a cantora Madonna (processada pelo filho de Guy, Samuel, quando "reproduziu" imagens - neste post - assinadas por Bourdin no videoclipe de Hollywood, lançado em 2004). 



 

Bio: 

Guy nasceu em Paris, 1928. Foi abandonado pelos pais aos 2 anos, passou por processo de adoção, e em 1948 foi prestar serviço militar no Senegal. Foi lá que o artista teve suas primeiras aulas de fotografia e descobriu onde estava sua vocação de verdade.

De volta a Paris, Guy foi escalado pela Vogue francesa para ilustrar as páginas da publicação com sua imaginação repletas de cores, mistério e beleza. O reconhecimento chegou, e expandir dos editoriais de moda para a fotografia comercial foi um pulo.



Na publicidade, Guy é referência com os anúncios da marca de sapatos Charles Jourdan, onde trabalhou durante 14 anos. Em seu currículo ainda estão campanhas para Chanel, Issey Miyake, Emanuel Ungaro, Gianni Versace, Loewe, Pentax e Bloomingdale’s.




Sempre polêmico, Guy chegou a anunciar que gostaria de ver todo seu material queimado após seu falecimento. Pra sorte da fotografia (e seus apreciadores), este desejo não foi realizado. Depois de sua morte, em 1991, seu filho Samuel deu continuidade aos trabalhos do pai, fazendo exposições pelo mundo.






E aí galera, o que vocês acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário